Foco no formador de opinião e nas crianças

| 16/02/2021

Essa foi uma das mensagens que trouxe para casa após a participação no XXXVII Encontro Anual de Etologia, organizado com carinho imenso de detalhes por Andrea Ribeiro (FMU), além de Prof. Mateus Paranhos (Grupo Etco) e SBE. Na palestra principal do dia, Dra. Linda Keelling deixou em mim a importância da avaliação também para comportamentos e interações positivas (nós sempre evidenciamos mais o negativo) e se mostrou muito disposta a colaborar com o Brasil.

Da participação que tive em simpósios, em comum, palestrantes da área de produção de bovinos de leite, bovinos de corte, equinos, peixes aves e suínos apresentaram dados científicos sobre questões relacionadas ao bem-estar e mostraram o gap que há entre a expectativa do consumidor e a prática. No limiar desses mundos estão vários personagens: os cientistas que pesquisam as melhores alternativas para solucionar problemas demandados; os comunicadores que auxiliam na transmissão do conhecimento. As crianças que iniciam sua formação já entendendo que os animais precisam de respeito e….., principalmente, os técnicos. Eles, quando acreditam, são os que podem fazer as diferenças para levar a informação ao campo, motivar mudanças culturais, propor novos problemas para a pesquisa, ser exemplo para as crianças e fontes aos jornalistas.

Extremamente interessante foi uma pesquisa apresentada por uma pesquisadora do Chile, Tamara Tadich, sobre a queda do grau de empatia entre estudantes de medicina veterinária no decorrer do curso. Estar sensibilizado as questões de comportamento ou bem-estar animal vai além de recursos financeiros e conhecimento, mas está muito mais ligado a empatia. E, refletindo sobre isso… retomamos ao filme “o amor é contagioso”, que, simplificadamente, falava sobre a empatia dos médicos com pacientes. Empatia. É a palavra que mais vou estudar nesse fim de ano para embasar as ações de comunicação!!!!!!

Pense nisso também. Compartilhe comigo!!!!

Em tempo, agradecimento especial as minhas fontes do bem-estar animal que sempre são muito solicitas. Encontrei quase todos!!!!

Dicas de comunicação para o agro! CADASTRE-SE e sabia das nossas novidades